terça-feira, 12 de outubro de 2010

Da Actualidade II

Estava eu para fazer um post irónico sobre uma peça de arte que me... "assustou" certo dia quando ia de carro pela Praça do Comercio, mas, que me perdoem os meus pais já que não foi esta a educação que me deram, vou antes fazer um azedo.

Apesar de não gostar do trabalho da referida senhora, dei-lhe até certa altura o beneficio da dúvida, de resto fruto da educação que os meus pais me deram, e fui em busca da confirmação, procurei no facebook (no google não havia meio de encontrar) pelo seu nome a fim de saber se estaria na sua página a confirmação e de facto encontrei a referida piscina, de "costas" para o Tejo cheia de comentários "pseudo-bajuladores" com referência entre outras à "originalidade" da "coisa" (dasss...).

Agora o meu comentário, aqui, primeiro porque não sou amigo da senhora no facebook, segundo porque a unica feira das vaidades que gosto é(são) a(s) minha(s) casa(s) blogosféricas. Ora, depois de corações, sapatos de panelas, a magnifica joia do Tejo, temos agora uma piscina a provar porque a referida artista é uma estrela, o seu trabalho relecte a pequenez, a parca noção de nacionalidade, a linearidade do povo português que não consegue dar uma curva de pensamento sem que se vomite todo janela fora, estão bem uns para os outros. Já as excepções, porque há sempre excepções, serão, até por definição da palavra, sempre uma minoria, que permite a quem aguenta umas curvas, ou aqueles que, não aguentando, tomam comprimidos para o enjoo (porque antes mal disposto do que vegetal) ter aquilo a que se pode sem duvida alguma chamar de pensamento.

Viva a Revolução!

Viva a Resistência!

P.S. Quanto terá custado a peça e o jovem que está sentado ao lado dela?

23 comentários:

Mónica disse...

epáaaa, um bem vi aquilo (ao longe, n vi tudo) e n tava a perceber o contexto, bolas uma piscina em fibra de vidro com o formato de portugal, credo mais uma piroseira (e tudo o q está neste post :P), deixa-me adivinhar: é da joanasinha??? vasconcelos

Mónica disse...

escrever a correr é o que dá, peço desculpa, o que está no post é para acrescentar ao adjectivo "piroseira" que aplico na joana vasconcelos.


mais uma coisa, se não estavamos a pensar na mm pessoa, paciencia, continuo a achar q o teu texto e a piroseira encaixam na descrição da joana vasconcelos.


a tentativa da moça pegar no folclore português e fazer arte, na minha opinão, falha, o q ela faz é kitch

mais vale o nuno gama q tentou o mesmo na moda e resultou e melhorou e foi pena que as pessoas n pegassem e n tivessem aprendido a valorizar

até parece q a feira de vaidades é a minha ehehehehe

I Am No One disse...

:)

As referências estão todas lá, não a quis chamar de pirosa, acho que é previsivel, demais, e sinceramente exaspera-me a burrice, daí o post...

Mas há mais, caso não saibas o titulo da peça é "Portugal a Banhos" salvo erro...

Ao pé disto o "Ninja das Caldas" merecia um Oscar de melhor filme estrangeiro...

film-m k disse...

em tempos idos defendi a joaninha, pelo seguinte: o trabalho dela, sendo em qualidade equivalente a um estudante médio dum secundário de artes, consegue com isso, aproximar a maioria dos portugueses que se demitiram do pensamento artístico por o acharem demasiado hermético, do seu B A - BA. o trabalho dela é tão básico que até a minha mãezinha o percebe, por aí até pode ser útil - pode despertar alguma curiosidade: "se percebi a metáfora neste, deixa lá ver se consigo perceber naqueloutro".

mas desde o lustre de tampões que a sra. repete a mesma formula trabalho após trabalho e isso, desinteressa qualquer um...

enfim, é o nosso jeff koons.
(ia dizer que é a nossa palhaça de serviço, mas podia estar a ofender o anfitrião ;D)

I Am No One disse...

Todo o objecto artistico vive das sensações que dão a quem o vê e de todos os pensamentos que dele nascem. É que nem, os titulos das peças te obrigam a pensar, é o fast food da arte...
A partir de agora qualquer merda pode ser arte... Warhol ainda bem que morreste.

film-m k disse...

hummm... o gajo pode ter morrido, mas deixou herança: arte, arte, negócios à parte!

mas ainda assim, e por ter sido o primeiro em fast-art:
warhol 1 - koons 0 (a joaninha, tadinha, ainda está na liga regional z!)

I Am No One disse...

Sim, tem o mérito de ser o primeiro, e de a altura em que foi, pena é que a frase "In the future everyone will be famous for fifteen minutes" não seja verdadeira, se fossem só quinze minutos eu não teria feito este post :p

film-m k disse...

indeed, dear bruno...

Mónica disse...

eheheh acertei!

q tal joanasinha a urinol marcel duchamp à portuguesa?

temos mais ideias: marquise a forrar a torre de belem, estendais a unir as margens porto e gaia, ... what else?

Mónica disse...

passei lá ontem :P

n percebi a do "jovem sentado ao lado dela"..

I Am No One disse...

já despediram o homem, havia uma cadeira com um "jovem" sentado ao lado da piscina, nadador salvador? :p

Mónica disse...

d. sebastião o salvador da nação

Mónica disse...

a peça deve ter sido cara, o molde é one of a kind :DDD

em vez de d.sebastião sugiro q o nadador salvador da nação seja aquele bimbo do algarve q engata bifas e faz publicidade pra uma escola de inglês (invejo o dinheiro q ele ganha na publicidade :DDD a isso chama-se dar a volta por cima "bimbo/burro eu??")

I Am No One disse...

Se fosse o D. Sebastião teria que haver uma máquina de fumo, a rapariga não deixa nada à imaginação e o Sebastião "avisou" que só voltava com nevoeiro :p

Ei....!!!! Eu gosto do urinol deitado... O.o

Mónica disse...

imagino q sim, eu por mim n vejo utilidade kekekeke

Mónica disse...

imagino q sim, eu por mim n vejo utilidade kekekeke

Mónica disse...

duas vezes :D

I Am No One disse...

Uma opinião forte :)

Mais a sério, acho que se um objecto artistico só o for se tiver utilidade então não é arte mas sim uma peça de design ou qualquer coisa do género, não será?

film-m k disse...

hey! a arte é útil - serve para pensar :)

I Am No One disse...

Claro, falava em utilidade "prática" (soa mal a expressão eu sei...) ;)

Mónica disse...

serve para pensar é a utilidade suprema :D ou serve para amar ou serve para ser feliz

mas o urinol tem utilidade "pratica" (eu é q por razões de altura n o uso, se estivesse mais perto do chão podia dar-lhe utilidade pratica :L) logo não é arte :DDD

por exemplo a piscina da joanasinha tem utilidade pratica, basta fazer uma cova e encher a forma de água, ter o recorte de portugal é apenas um detalhe piroso e pô-lo ao alto, é para se ver melhor :DDDD

podemos passar à discussão do design do urinol e da piscina???

film-m k disse...

eu de design percebo pouco,~mas como o urinol se chama 'fonte' e a piscina 'portugal a banhos' parece-me que há aqui uma grande diferença conceptual (desculpem-me a pretenção :P)

um deita água fresca
o outro água suja

:P

I Am No One disse...

"a piscina da joanasinha tem utilidade pratica,"

Teria, se a posição em que está não lhe retirasse a única razão de existir... ainda lá está? Fiquei com medo de passar pela praça do comercio outra vez?


Também não gosto dos pombos, mas isso não é culpa dela...